Contextualização do Estudo da Numerologia

José Roberval
A numerologia surgiu a milhares de anos. Muitos povos buscaram no estudo dos números a compreensão acerca do enigmático mundo sobrenatural, relacionando-o com a existência humana e sua evolução ao longo do tempo. 

É sabido que os números têm uma função básica de quantificar, nomear, endereçar, medir, enfim, definir tempo, horário, espaço e assim por diante. Os povos primitivos quantificavam aquilo que era apresentado pela natureza, bem como a quantidade de objetos pertencentes a eles, sendo, portanto, expressos na forma de símbolos traçados nas cavernas e nas pedras localizadas nos sítios diversos arqueológicos existentes ao redor do mundo.

Cada povo constituiu uma forma própria de utilização dos números. Segundo Ribeiro (2008, p. 14), “os hebreus e os gregos, por exemplo, usavam letras como números: aleph, beth, alpha, ômega”. 

Ainda segundo a autora, “os romanos criaram algarismos das letras: I, V, X, C e M. E os números atuais foram trazidos pelos hindus, iranianos, árabes (algarismos arábicos), até aparecerem na forma cursiva dos antigos traços: 1,2,3 [...]”. 

Ou seja, os números fazem parte da história dos diversos povos que ocupam a terra desde o princípio da existência humana. A utilização dos números, ou a quantificação das coisas, foi evidenciado pela necessidade de nomeá-los no sentido de evidenciar como eles deveriam ser e qual espaço seria ocupado por eles na história. 

As ciências ocultas e esotéricas sempre buscaram encontrar as possibilidades de entendimento e interpretação acerca da numerologia. Evidentemente, a eficácia de um estudo numerológico vai desde as práticas místicas, holísticas, ocultistas até o entendimento de si mesmo. É preciso aprofundar nas sombras do nosso inconsciente a fim de alcançar a consciência sobre o nosso próprio - Eu - a nossa existência - para a partir daí despertar o conhecimento acerca da nossa missão de vida na terra. 

José Roberval

REFERÊNCIA  
COOPER, D. J. Numerologia: o poder de conhecer as pessoas pelos números. São Paulo: Editora Harmonia LTDA. 1996.
RIBEIRO, A. M. C. Conhecimento da numerologia. 2. Ed. Rio de Janeiro: Imperial novo milênio, 2008.



Por José Roberval 11 de junho de 2025
CURSO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL

Por José Roberval 10 de junho de 2025
ORACULAR - 3. Encontro de Artes Esotéricas
Por José Roberval 24 de janeiro de 2025
CURSO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL

Por José Roberval 23 de janeiro de 2025
𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗡𝗨𝗠𝗘𝗥𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗘𝘀𝗼𝘁𝗲𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗧𝘂𝗿𝗺𝗮 𝗙𝗘𝗩/𝟮𝟬𝟮𝟱 𝗰𝗼𝗺 𝗝𝗼𝘀𝗲 𝗥𝗼𝗯𝗲𝗿𝘃𝗮𝗹 Transmissão às terças à noite das 20:00hs às 22:00hs Início: 04/02/25 • Término: 24/06/25 * duração: 20 aulas semanais O curso é transmitido on line com aulas ao vivo, com interação direta com o professor pela plataforma EAD. * plataforma EAD com acesso Internet via Zoom * certificado do Centro Cultural Esotérico * acesso às aulas gravadas após a transmissão ao vivo * Valor do curso: 5 x R$316,00 Informações e Matrículas: https://www.centroculturalesoterico.com/numerologia cce@centroculturalesoterico.com.br whatsapp: 11 94488-0911 
Por José Roberval 15 de outubro de 2024
Você já parou para pensar o que é espiritualidade?

Por José Roberval 9 de outubro de 2024
OFICINA DE TIRAGENS - BARALHO CIGANO
Por José Roberval 10 de setembro de 2024
A NUMEROLOGIA E O MÊS DE SETEMBRO
Por José Roberval 10 de setembro de 2024
GRUPO DE ESTUDO E SUPERVISÃO PARA TORÓLOGO(A)
Por José Roberval 26 de agosto de 2024
O Baralho Petit Lenormand, também conhecido como Baralho Cigano, é um oráculo europeu que pode ser usado para obter orientação e direcionamento para diversas questões. Através das cartas, é possível fazer reflexões sobre a tomada de decisões com confiança e sabedoria. O baralho apresenta em sua simbologia a vida cotidiana da Europa do século XVIII, retratando a realidade urbana e rural. Sendo assim, o referido baralho é um excelente ponto de partida para desenvolver as habilidades nas artes divinatórias e aprender os fundamentos da cartomancia. O baralho Petit Lenormand tem 36 cartas e naipes. Cada carta tem um significado diferente, e as cartas podem ser favoráveis ou desfavoráveis, dependendo da contextualização da consulta e da metodologia utilizada. Também é possível combinar cartas de diferentes maneiras, e existem diferentes tipos de tiragens. Para usar o Baralho Petit Lenormand, é importante estudar, pesquisar e aprofundar tudo sobre elas, incluindo a origem, simbologia e métodos de tiragem. Vamos estudar esta profunda mancia? https://www.centroculturalesoterico.com/baralho-cigano Ou fale com a gente: (11)94488-0911
Por José Roberval 24 de agosto de 2024
O Tarô é um conjunto de cartas dividido em dois grupos que se complementam, a saber: os chamados arcanos maiores, que se relacionam com os acontecimentos, o humano em toda sua complexidade frente a jornada da vida, representada pelas 22 (vinte e duas) cartas; os arcanos menores, representados por 56 (cinquenta e seis) cartas, dão conta das sensações, percepções e observações do humano frente aos acontecimentos. Sendo assim, o Tarô pode ser usado para obter orientações sobre dúvidas, escolhas, caminhos, bem como estimular a reflexão do(a) consulente diante das decisões sobre várias questões da vida. O Tarô pode revelar/analisar questões sobre o passado, presente e tendências para o futuro, e pode ajudar a compreender melhor os eventos que estão por vir e como se preparar para enfrentá-los. O Tarô, também, pode ajudar a compreender dinâmicas e desafios em relacionamentos amorosos, mostrando tendências e caminhos que envolverá a capacidade de o humano amar e ser amado. Contudo, o Tarô não faz uma previsão exata do tempo para que determinado fato aconteça, ele possibilita ao oraculista avaliar uma estimativa desse tempo, possibilitando ao consulente a liberdade de escolha, o poder de decisão e responsabilidade com a sua própria vida. O objetivo do Tarô não é DETERMINAR os caminhos, mas sim oferecer uma avaliação de modo objetivo e reflexivo, e fazer do aconselhamento uma oportunidade de seguir o melhor caminho em cada questão levantada. José Roberval Oraculista: Tarólogo e Cartomante Numerólogo @joserobervaldm
Mais Posts