Por que devemos consultar um oráculo?

José Roberval
Quem já não fez essa pergunta antes? Pois é, muitos já se perguntaram qual a finalidade de se fazer uma consulta ao oráculo!

A prática oracular vem desde os tempos mais remotos. As antigas civilizações consultavam o oráculo a fim de obter respostas diversas, desde os acontecimentos mais atuais até os predestinados a serem vividos no futuro. 

E o que significa a palavra oráculo? Na classe gramatical, oráculo é um substantivo masculino. Palavra de definição etimológica, que vem do latim oraculum. Oráculo é, portanto, uma forma de expressar uma resposta e/ou mensagem advinda da divindade/entidade, que faz previsões acerca de situações, fatos e acontecimentos que irão acontecer. Na arte divinatória, geralmente são utilizados elementos que favorecem a transmissão das previsões tais como tarô, búzios, runas, entre outros.

Quando utilizamos, no dia a dia, o Smartfone para transmitir a notícia de algo, ou mesmo para passar informações do que poderá ser planejado e/ou realizado acerca dos acontecimentos vindouros, sob a forma de um oráculo, estamos transmitindo mensagens, palavras, orientações. Nesse sentido, pode-se mesmo admitir que o uso do Smartfone, bem como de qualquer outro aparelho utilizado na comunicação feita por intermédio de um oráculo, funciona como um elo entre duas pessoas no processo de realização da arte divinatória, no sentido de que serão repassadas as informações necessárias ao ouvinte, agora conhecedor do fato, a tal ponto que o veículo de comunicação lhe devolve as informações com orientações e qualificações necessárias, tomando-se como referência o que lhe é passado na fronteira da sabedoria oracular.

E consultar um oráculo funciona mesmo? Será que o cartomante é assertivo? 

As respostas advindas do oráculo deverão ser interpretadas de forma imparcial. A pessoa iniciada no ato de revelar os acontecimentos, através dos oráculos, não pode se deixar impregnar pelo ‘achismo’, mas precisará interpretar os fatos, tais como eles chegam ao ouvinte, em sincronia com as combinações, símbolos e códigos. Esta é a essência do oráculo; ou seja, qualificar as informações de modo que suas mensagens e interpretações possam ser compreendidas e repassadas de forma reveladora, refletindo a sabedoria do autoconhecimento oracular.

É possível que, ao consultar um oráculo, as questões que estiverem bloqueando/dificultando a vida de uma pessoa possam ser deliberadas, emergindo até a superfície do conhecimento; tal fato decorre da sabedoria oracular, que possui a capacidade de trazer para a consciência os padrões e desejos mais contidos e que complicam a harmonia da vida. Logo, tais questões tendem a ser desbloqueadas quando o oráculo, na qualidade de espelho da alma, interage com a consciência dos fatos, promovendo ao indivíduo a possibilidade de mudar padrões e comportamentos de forma condizente com os seus objetivos e desejos conscientes.

Por tudo isso, acredita-se que consultar um oráculo é positivo quando estamos despojados de preconceitos e padrões errôneos e, portanto, abertos ao desejo de mudança e de evolução do próprio ‘eu consciente’. Mais do que uma simples curiosidade, o indivíduo que decidir procurar um oráculo precisará tomar consciência que as informações reveladas necessitarão ser trabalhadas e refletidas a partir do que se tornou consciente, e que estavam submersas. 

Abre-se com um oráculo um portal revelador e com potencialidades incríveis de tornar o ser humano apto a tomar as rédeas do que de fato te conduz no processo da evolução da vida, sabendo-se que o movimento revela continuamente mais e novos aprendizados.

José Roberval
Tarólogo-Numerólogo-
Zelador do Oráculo de Ifá
REFERÊNCIAS
SIGNIFICADOS. O que é oráculo. Disponível em: http://www.significados.com.br/oraculo/. Acesso em: 29/10/2015.
CONCEITO.DE. Conceito de oráculo. Disponível em: http://conceito.de/oraculo. Acesso em: 29/10/2015.


Por José Roberval 24 de janeiro de 2025
CURSO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL

Por José Roberval 23 de janeiro de 2025
𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗡𝗨𝗠𝗘𝗥𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗘𝘀𝗼𝘁𝗲𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗧𝘂𝗿𝗺𝗮 𝗙𝗘𝗩/𝟮𝟬𝟮𝟱 𝗰𝗼𝗺 𝗝𝗼𝘀𝗲 𝗥𝗼𝗯𝗲𝗿𝘃𝗮𝗹 Transmissão às terças à noite das 20:00hs às 22:00hs Início: 04/02/25 • Término: 24/06/25 * duração: 20 aulas semanais O curso é transmitido on line com aulas ao vivo, com interação direta com o professor pela plataforma EAD. * plataforma EAD com acesso Internet via Zoom * certificado do Centro Cultural Esotérico * acesso às aulas gravadas após a transmissão ao vivo * Valor do curso: 5 x R$316,00 Informações e Matrículas: https://www.centroculturalesoterico.com/numerologia cce@centroculturalesoterico.com.br whatsapp: 11 94488-0911 
Por José Roberval 15 de outubro de 2024
Você já parou para pensar o que é espiritualidade?

Por José Roberval 9 de outubro de 2024
OFICINA DE TIRAGENS - BARALHO CIGANO
Por José Roberval 10 de setembro de 2024
A NUMEROLOGIA E O MÊS DE SETEMBRO
Por José Roberval 10 de setembro de 2024
GRUPO DE ESTUDO E SUPERVISÃO PARA TORÓLOGO(A)
Por José Roberval 26 de agosto de 2024
O Baralho Petit Lenormand, também conhecido como Baralho Cigano, é um oráculo europeu que pode ser usado para obter orientação e direcionamento para diversas questões. Através das cartas, é possível fazer reflexões sobre a tomada de decisões com confiança e sabedoria. O baralho apresenta em sua simbologia a vida cotidiana da Europa do século XVIII, retratando a realidade urbana e rural. Sendo assim, o referido baralho é um excelente ponto de partida para desenvolver as habilidades nas artes divinatórias e aprender os fundamentos da cartomancia. O baralho Petit Lenormand tem 36 cartas e naipes. Cada carta tem um significado diferente, e as cartas podem ser favoráveis ou desfavoráveis, dependendo da contextualização da consulta e da metodologia utilizada. Também é possível combinar cartas de diferentes maneiras, e existem diferentes tipos de tiragens. Para usar o Baralho Petit Lenormand, é importante estudar, pesquisar e aprofundar tudo sobre elas, incluindo a origem, simbologia e métodos de tiragem. Vamos estudar esta profunda mancia? https://www.centroculturalesoterico.com/baralho-cigano Ou fale com a gente: (11)94488-0911
Por José Roberval 24 de agosto de 2024
O Tarô é um conjunto de cartas dividido em dois grupos que se complementam, a saber: os chamados arcanos maiores, que se relacionam com os acontecimentos, o humano em toda sua complexidade frente a jornada da vida, representada pelas 22 (vinte e duas) cartas; os arcanos menores, representados por 56 (cinquenta e seis) cartas, dão conta das sensações, percepções e observações do humano frente aos acontecimentos. Sendo assim, o Tarô pode ser usado para obter orientações sobre dúvidas, escolhas, caminhos, bem como estimular a reflexão do(a) consulente diante das decisões sobre várias questões da vida. O Tarô pode revelar/analisar questões sobre o passado, presente e tendências para o futuro, e pode ajudar a compreender melhor os eventos que estão por vir e como se preparar para enfrentá-los. O Tarô, também, pode ajudar a compreender dinâmicas e desafios em relacionamentos amorosos, mostrando tendências e caminhos que envolverá a capacidade de o humano amar e ser amado. Contudo, o Tarô não faz uma previsão exata do tempo para que determinado fato aconteça, ele possibilita ao oraculista avaliar uma estimativa desse tempo, possibilitando ao consulente a liberdade de escolha, o poder de decisão e responsabilidade com a sua própria vida. O objetivo do Tarô não é DETERMINAR os caminhos, mas sim oferecer uma avaliação de modo objetivo e reflexivo, e fazer do aconselhamento uma oportunidade de seguir o melhor caminho em cada questão levantada. José Roberval Oraculista: Tarólogo e Cartomante Numerólogo @joserobervaldm
Por José Roberval 16 de agosto de 2024
Hoje, quero conversar com você, que pretende fazer a formação em Baralho Cigano - o clássico Baralho Petit Lenormand. No Curso de Baralho Cigano, é indispensável haver uma formação que embasa o arcabouço teórico, a contextualização histórica do oráculo e sua mancia, bem como a aplicação prática e metodológica, envolvendo as principais tiragens utilizadas através do Baralho Cigano, suas figuras e naipes. Há uma considerada desinformação sobre a origem do Baralho Cigano. Sua origem se confunde com os nomes atribuídos para esse oráculo. Ou seja, o Baralho em tela foi idealizado por Johann Kaspar Hechtel, e publicado em 1799 sob o nome de Das Spiel der Hoffnung (O Jogo da Esperança). Enquanto oráculo, o Baralho Alemão ganhou notoriedade quando MISTIFICADO e envolto na Cartomancia Francesa, em uma época onde o estilo esotérico se confundia com o misticismo e a vidência. Com isso, o nome da Vidente e Cartomante Marie-Anne-Adélaide-Lenormand se apresenta no então Baralho Alemão. Não se sabe ao certo como se deu tal titularidade, mas é bem provável que a intenção dos seus interessados era dar lugar a mancia e ao estilo oracular de um provável Baralho idealizado para jogos de entretenimento. Deu certo? Claro que sim. O Baralho se popularizou na França e em todo continente europeu. No Brasil, sua função oracular foi bem recebida e ganhou o gosto popular, uma vez que o Baralho Petit Lenormand enaltece, em sua simbologia, a realidade urbana e rural do século XVIII. Com isso, tal realidade se aproxima da vida urbana, rural e nômade do povo cigano. Popular no Brasil, assumindo as características oraculares, o Baralho passa a ser editado no Brasil, em sua grande maioria, com o nome de Baralho Cigano. Quer saber mais sobre essa contextualização histórica? Quer aprofundar sobre a simbologia desse rico oráculo envolto na cartomancia tradicional? Venha fazer parte da nossa nova turma de formação em Baralho Cigano - maravilhoso Petit Lenormand. As matrículas estão abertas e as aulas começarão em setembro, próximo mês. Para mais informações, acesse: https://www.centroculturalesoterico.com/baralho-cigano Fale com a gente: (11)94488-0911. Até breve!
Por José Roberval 26 de julho de 2024
OS BENFÍCIOS DO ESTUDO DO TARÔ
Mais Posts